Busca de navegação

Navegação

Busca

Siga-me por RSS Siga-me no Facebook Siga-me no Twitter Siga-me no LinkedIn Siga-me no Google+

Projeto: O tribunal dos bichos

PROJETO DE LEITURA

O tribunal dos bichos

19 x 26 cm
32 páginas

Autor(a): Vilmar Berna
Ilustrações: Myoung Youn Lee
Elaboração do Projeto: Cláudia Onofre

 

RESENHA

Conta uma fábula em defesa dos animais. Os bichos se reúnem num tribunal para decidir o que fazer em relação aos humanos. Muitos testemunhos e argumentos são apresentados: alguns a favor dos humanos, outros, contra. A última testemunha chamada é um humano, que diz ser a humanidade vítima dela mesma. Ao final, o leitor passa a fazer parte do júri para responder à questão: “Se você fosse um dos jurados, que decisão tomaria”? O livro apresenta após a história um interessante vocabulário ecológico, com os termos grifados do texto.

INFORMAÇÕES GERAIS

  • Público-alvo: Ensino Fundamental
  • Temática: Relação dos homens com os animais.
  • Temas transversais: Ética, Meio Ambiente e Pluralidade Cultural.
  • Interdisciplinaridade: Ciências Naturais, Geografia e Língua Portuguesa.

OBJETIVOS

  • Desenvolver o senso de reflexão e observação.
  • Compreender o conceito de “sistema em equilíbrio” associado à natureza.
  • Pôr em prática atitudes de respeito e compreensão para com os seres vivos e seus ambientes.
  • Perceber a importância de todos os seres vivos para a sociedade.

Trabalho de conscientização

  • Envolver o aluno na proposta do projeto.
  • Estimular a observação, criticidade e a reflexão pelo assunto.
  • Conscientizar a importância do trabalho em grupo.
  • Desenvolver o prazer para pesquisas bibliográficas.

ATIVIDADES PROPOSTAS

Homem x Natureza

Sensibilizando para leitura

  • Proponha uma pesquisa em jornais, revistas, internet (coleta de recortes) abordando os seguintes temas:

Leitura do livro

  1. Animais silvestres em cativeiro.
  2. Comércio de animais silvestres, suas peles, penas etc.
  3. Pesca predatória.
  4. Morte de peixes por envenenamento nos mares e rios.
  5. Animais em extinção
  6. Desmatamento/queimadas.
  • Oriente um debate, registre os depoimentos, neste momento trate a atividade com um levantamento prévio do conhecimento que os alunos têm sobre o assunto.
  • Organize os alunos em grupos para confecção de cartazes com recortes e as conclusões do debate.
  • Após esta atividade, estabeleça um prazo para a leitura do livro.

Após a leitura do livro

  • Todos os alunos deverão elaborar um texto que tem como tema:
    “Se você fosse um dos jurados, que decisão tomaria?”
  • É fundamental que eles possam ler os textos em sala de aula e que os outros alunos se expressem, seja a favor ou contra.

Explorando e ampliando conhecimentos

  • Oriente uma pesquisa sobre a Mata Atlântica, peça recortes, fotos, anotações etc.
  • Organize um debate com base no material pesquisado pelos alunos e registre na lousa os elementos mais importantes.
  • Conclua a atividade comparando o pesquisado com as atividades desenvolvidas e com a leitura do livro.

SUGESTÕES DE ACOMPANHAMENTO

Coerente com os objetivos, elabore um relatório individual e peça uma auto-avaliação.

Fonte: www.paulus.com.br/servicos/detalha_professor.php?id=1131

Informações Adicionais

Our website is protected by DMC Firewall!