Busca de navegação

Navegação

Busca

Siga-me por RSS Siga-me no Facebook Siga-me no Twitter Siga-me no LinkedIn Siga-me no Google+

Tribunal dos Bichos

Código de barras: 9788534907224
ISBN: 8534907226
Editora: Paulus (www.paulus.com.br)

 

Clique aqui e confira o projeto pedagógico desse livro.

 

 

Conta uma fábula em defesa dos animais. Os bichos se reúnem num tribunal para decidir o que fazer em relação aos humanos. Muitos testemunhos e argumentos são apresentados: alguns a favor dos humanos, outros, contra. A última testemunha chamada é um humano, que diz ser a humanidade vítima dela mesma. Ao final, o leitor passa a fazer parte do júri para responder à questão: “Se você fosse um dos jurados, que decisão tomaria?” O livro apresenta após a história um interessante vocabulário ecológico, com os termos grifados do texto.

Opinião dos Leitores:

"Maravilhoso livro O Tribunal dos Bichos. Pequeno e fácil de ler. Nele são abordados praticamente todos os problemas referentes aos animais e, no final, as orientações perfeitas sobre adoção, tratamento, leis, etc. O Tribunal dos Bichos é o livro que as Sociedades Protetoras de Animais gostariam que todas as crianças lessem, e os adultos também." - Adele Ribeiro, secretária geral da SOZED - Sociedade Zoolófila Edutativa.

"Super legal seu livro O Tribunal dos Bichos. Gostamos muito. Ficamos encantadas com o fato do mico-leão-dourado ser um dos personagens mais 'conscientes'. O fato do final ser aberto oferece uma excelente oportunidade de trabalhos nas escolas, através da simulação de diversos finais. Parabéns!" - Denise Marçal Rambaldi, Associação MIco-Leão-Dourado, Silva Jardim, RJ

 

Sugestões de dinâmicas em sala de aula:

1. Dramatizar parte do texto que trata da presença do humano no tribunal, a fim de criar um ambiente de reflexão crítica sobre a maneira como tratamos os animais e que mudanças comportamentais são necessárias. Os alunos que irão representar os animais do Juri não precisam decorar o texto. Basta ler interpretativamente do próprio livro. O mais importante é o debate ao final com a turma sobre o veredito.

2. Dividir a turma em quatro grupos e pedir que cada grupo faça uma relação dos bons e maus exemplos e atitudes que a espécie humana tem em relação aos animais (não vale repetições no mesmo grupo). Ganha o grupo de lembrar de mais exemplos.
3. Dividir a turma em quatro e dar um tema diferente para que cada grupo possa debater as questões que afetam os animais, estimulando a conscientização do problema e a busca de soluções.

Grupo 1: O que é o tráfico de animais silvestres? Como resolver o problema?
Grupo 2: O que fazer diante do abandono e maus-tratos de animais domésticos?
Grupo 3: As experiências com animais em laboratórios são mesmo necessárias?
Grupo 4: Os animais têm sentimentos? Eles pensam? Sentem dor?

Ao final, cada grupo escolhe um relator que fará a apresentação das reflexões do grupo para a turma.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Informações Adicionais

DMC Firewall is a Joomla Security extension!