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Dicas e sugestões para uma vida mais saudável e feliz

1. Regras de Vida - por Guerdjef, pensador russo

1) Faça pausas de dez minutos a cada duas horas de trabalho, no máximo. Repita essas pausas na vida diária e pense em você, analisando suas atitudes.

2) Aprenda a dizer não sem se sentir culpado ou achar que magoou. Querer agradar a todos é um desgaste enorme.

3) Planeje seu dia, sim, mas deixe sempre um bom espaço
para o improviso, consciente de que nem tudo depende de você.

4) Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez.
Por mais ágeis que sejam os seus quadros mentais, você se exaure.

5) Esqueça, de uma vez por todas, que você é imprescindível. No trabalho, casa, no grupo habitual. Por mais que isso lhe desagrade, tudo anda sem a sua atuação, a não ser você mesmo.

6) Abra mão de ser o responsável pelo prazer de todos.
Não é você a fonte dos desejos, o eterno mestre de cerimônias.

7) Peça ajuda sempre que necessário, tendo o bom senso de pedir às pessoas certas.

8) Diferencie problemas reais de problemas imaginários e
elimine-os porque são pura perda de tempo e ocupam um espaço mental precioso para coisas mais importantes.

9) Tente descobrir o prazer de fatos cotidianos como dormir, comer e tomar banho, sem também achar que é o máximo a se conseguir na vida.

10) Evite se envolver na ansiedade e tensão alheias enquanto há ansiedade e tensão. Espere um pouco e depois retome o diálogo, a ação.

11) Família não é você, está junto de você, compõe o seu mundo, mas não é a sua própria identidade.

12) Entenda que princípios e convicções fechadas podem ser um grande peso, a trave do movimento e da busca.

13) É preciso ter sempre alguém em que se possa confiar e falar abertamente ao menos num raio de cem quilômetros.
Não adianta estar mais longe.

14) Saiba a hora certa de sair de cena, de retirar-se do palco, de deixar a roda. Nunca perca o sentido da importância sutil de uma saída discreta.

15) Não queira saber se falaram mal de você e nem se atormente com esse lixo mental; escute o que falaram bem, com reserva analítica, sem qualquer convencimento.

16) Competir no lazer, no trabalho, na vida a dois, é ótimo ... para quem quer ficar esgotado e perder o melhor.

17) A rigidez é boa na pedra, não no homem. A ele cabe firmeza, o que é muito diferente.

18) Uma hora de intenso prazer substitui com folga 3 horas de sono perdido. O prazer recompõe mais que o sono. Logo, não perca uma oportunidade de divertir-se.

19) Não abandone suas 3 grandes e inabaláveis amigas: a intuição, a inocência e a fé!

20) E entenda de uma vez por todas, definitiva e conclusivamente: Você é o que se fizer ser!

2. Dicas para relaxar - Por Marcelo de Almeida Valio, médico

Os desejos são ilimitados, o seu tempo não
Defina metas, prioridades em sua vida. Faça periodicamente uma revisão de seus objetivos.

Você é responsável e senhor da própria qualidade de vida
Defenda seus direitos. Aprenda a ser eficaz e a ter ritmo: trabalho/lazer, alimentação/jejum, ação/repouso, inspiração/expiração.

Você é um só
Você só tem um coração, portanto, faça uma coisa de cada vez. Tenha atividades e relações relaxantes, que não tragam a necessidade contínua de competir ou correr atrás o tempo todo.

Cuide de seu corpo
Escolha alimentos saudáveis, evitando agressões do tipo fumo, droga, excesso de bebida e comida. Reduza a ingestão de café. Procure beber 8 copos de água, pelo menos, por dia. Mantenha seu intestino funcionando bem. Faça um check-up anual com seu médico de confiança.

Faça atividades físicas, no mínimo 3 vezes por semana, compatíveis com seu temperamento e condições físicas. Mantenha seu peso num nível satisfatório. Procure andar descalço um pouquinho, entre em contato com a terra, em um local de muito verde, pelo menos uma vez por semana, só para descarregar.

Cuide de sua mente
Seja seletivo com o que você lê e vê. Reduza o hábito de ver televisão, procurando ler um livro ou ouvir uma bela música. Faça coisas que nunca fez e quebre um pouco a rotina.

Faça da sua casa um lar
Um lugar acolhedor que o receba ao final de um dia de trabalho, oferecendo-lhe conforto, repouso e calor para a alma. Faça da sua casa ninho para recarregar as suas energias. Cuidado: não gaste toda a sua energia para ter uma casa e todos os bens de consumo dentro dela. Não é só esse tipo de conforto que vai lhe trazer bem-estar.

Descubra quem você é
Qual é o seu temperamento, quais são suas crenças, seus valores? Cultive um respeito saudável por sua individualidade e privacidade.

Não seja onipotente
Aprenda com os outros. Procure ajuda, se necessário, com amigos, médicos e terapeutas. Ouça e veja, para depois identificar quem e o quê poderão ser aliados ao seu crescimento e bem-estar. Não avalie situações nem pessoas com preconceito. Às vezes, a resposta de uma situação difícil e estressante está numa atitude ou pensamento que você jamais imaginava.

Conheça e respeite o outro
Ouça com atenção e busque compreender o que o outro tem a dizer. O outro não é melhor nem pior do que você, ele é apenas diferente, o que torna necessário o esforço de compreensão e entendimento de ambas as partes. Aprenda a respeitar as diferenças.

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