Busca de navegação

Navegação

Busca

Siga-me por RSS Siga-me no Facebook Siga-me no Twitter Siga-me no LinkedIn Siga-me no Google+

O Desafio do Mar

Cód. de Barras: 9788534904308
ISBN: 8534904308
Editora: Paulus (www.paulus.com.br)

Clique aqui e confira o projeto pedagógico desse livro.

 

 

 

A construção de um navio é comparada ao desenvolvimento humano (gestação, infância e adolescência). A partir da primeira viagem, outras analogias são feitas entre a quantidade e qualidade das viagens e a maneira de ser de cada um, responsabilizando cada um de nós pelo nosso caminho. As ilustrações interagem com o texto, que muitas vezes contém inúmeros sentimentos e decisões tomadas no crescimento diário de cada um. Incentivando o crescimento, o erro é visto positivamente e o contato com o outro é visto como uma necessidade humana.

 

Opinião dos Leitores:

"Vilmar, através do  seu contato disponibilizado no livro, gostaria de saber como podemos estar adquirindo em torno de 1300 cópias do seu livro O Desafio do Mar. Grata,” Katy Zambotto – analista de RH da Natura – www.natura.net

"Obrigado por você ter escrito um livro tão belo como o Desafio do Mar. Você está contribuindo para a formação básica de nossas crianças, a possibilidade de terem um futuro melhor. Tenho adotado seus livros já há quatro anos seguidos com minhas turmas de 4as. série e o resultado tem sido sempre espetacular." - Márcia Sartori Valeixo - Professora de Português e Estudos Sociais do Colégio Positivo Júnior, Curitiba, PR.

"O Desafio do Mar me ensinou muitas coisas e vai ajudar-me a crescer internamente. Meu pai até levou para o escritório para mostrar aos seus funcionários. Para que eles também cresçam internamente." - Marcelo Maia Araújo Caltabiano, 11 anos, 4a. série do Colégio Positivo Júnior, Curitiba.

"Temos um grupo cultural e trabalhamos seu texto Desafio do Mar. O resultado foi ótimo."- Edvaldo Lopes de Farias, São Jorge do Patrocínio, PR.

"Vou procurar ler seus outros livros pois, se forem bons como o Desafio do Mar, tenho certeza que vou gostar muito."- Ricardo Quarenghi, 12 anos, 4a. série do Colégio Positivo Júnior.

“Li O Desafio do Mar quando ainda era criança e tenho ele até hoje, já esta meio velhinho, mas todas as vezes que preciso de consolo eu pego ele para ler.”Fabiana Costa, Belford Roxo, RJ

"Obrigado por você ter escrito um livro tão belo como o Desafio do Mar. Você está contribuindo para a formação básica de nossas crianças, a possibilidade de terem um futuro melhor. Tenho adotado seus livros já há quatro anos seguidos com minhas turmas de 4as. série e o resultado tem sido sempre espetacular." - Márcia Sartori Valeixo - Professora de Português e Estudos Sociais do Colégio Positivo Júnior, Curitiba, PR.

"O Desafio do Mar me ensinou muitas coisas e vai ajudar-me a crescer internamente. Meu pai até levou para o escritório para mostrar aos seus funcionários. Para que eles também cresçam internamente." - Marcelo Maia Araújo Caltabiano, 11 anos, 4a. série do Colégio Positivo Júnior, Curitiba.

"Temos um grupo cultural e trabalhamos seu texto Desafio do Mar. O resultado foi ótimo."- Edvaldo Lopes de Farias, São Jorge do Patrocínio, PR.

"Vou procurar ler seus outros livros pois, se forem bons como o Desafio do Mar, tenho certeza que vou gostar muito."- Ricardo Quarenghi, 12 anos, 4a. série do Colégio Positivo Júnior.

“Li O Desafio do Mar quando ainda era criança e tenho ele até hoje, já esta meio velhinho, mas todas as vezes que preciso de consolo eu pego ele para ler.” Fabiana Costa, Belford Roxo, RJ

 

Sugestões de dinâmicas em sala de aula:

1. Dividir a turma em grupos. Cada grupo faz uma parte do navio. Deixe livre para que se comuniquem entre si.

Grupo 1: Faz o casco;
Grupo 2: Faz o camarote e gabinete de comando;
Grupo 3: Faz a chaminé;
Grupo 4: faz os guindastes, mastros, âncoras.

Ao final, os quatros grupos colam as partes do navio e batizam o nome. Os alunos devem chegar à compreensão que nem sempre temos todas as respostas ou todas as partes de solução de um problema, e por isso devemos buscar ajuda, nos abrir ao diálogo, ser solidários.

2. Dividir a turma em quatro e dar um tema diferente para que cada grupo possa refletir, estimulando o pensamento, a reflexão crítica, a capacidade de pensar e encontrar respostas para a própria vida. Esta dinâmica vai mostrar ainda que as inseguranças e incertezas de um é também a do outro, motivo pelo qual as pessoas não devem ter vergonha de exporem suas dúvidas em relação à existência, já que não existem respostas prontas e cada pessoa tem um jeito próprio de viver e ser feliz.

Grupo 1: O que significa “abandonar a segurança do porto”. Liberdade e segurança podem ser conciliáveis?

Grupo 2: “Os maiores desperdiçadores de seu tempo são aqueles que não sabem onde querem chegar.” De que maneira escolhemos os objetivos de nossas vidas?

Grupo 3: “O que temos de nosso e a necessidade do outro.” Nas dificuldades, como e onde podemos buscar ajuda?

Grupo 4: O paraíso não foi perdido, nós é que perdemos a capacidade de reconhecer o paraíso em nós mesmos. Onde é o paraíso? O que é o paraíso? Como estar no paraíso?
Ao final, cada grupo escolhe um relator que fará a apresentação das reflexões do grupo para a turma.

3. Dividir a turma em quatro e dar um tema diferente para cada grupo, para que recontem a história do navio, com suas próprias palavras, adaptando para sua realidade se possível:

Grupo 1: A segurança do porto e a hora de partir.
Grupo 2: As tempestades que precisamos enfrentar.
Grupo 3: Não há tempestade que dure para sempre.
Grupo 4: A vida vale a pena ser vivida intensamente.

Ao final, cada grupo escolhe um relator que fará a apresentação das reflexões do grupo para a turma.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Informações Adicionais

DMC Firewall is a Joomla Security extension!