Busca de navegação

Navegação

Busca

Siga-me por RSS Siga-me no Facebook Siga-me no Twitter Siga-me no LinkedIn Siga-me no Google+

Projeto A criação e a ação humana - Autor: Vilmar Berna

PROJETO DE LEITURA

A criação e a ação humana

21 x 27,5 cm
32 páginas

Autor(a): : Vilmar Berna
Ilustrações: Cecília Iwashita
Coleção: Descobrindo a vida
Elaboração do Projeto: Cláudia Onofre

RESENHA

O autor, conhecido ecologista, mescla nesse livro o texto bíblico da criação com informações sobre o atual estado das coisas que Deus criou. Ou seja, a poluição e o desmanche que está sendo feito. Para cada parte da criação de Deus, é apresentado em paralelo um texto informativo sobre ecologia.

INFORMAÇÕES GERAIS

  • Público-alvo: Ensino Fundamental, 1° ciclo.
  • Temática: Criação do mundo x ecologia.
  • Temas secundários: Conhecimento e preservação do meio ambiente, alimentação e trabalho.
  • Temas transversais: Ética, Cidadania, Meio Ambiente, Saúde e Trabalho e Consumo.
  • Interdisciplinaridade: Ciências Naturais, Geografia e Língua Portuguesa.


    OBJETIVOS

  • Desenvolver a curiosidade e o senso de observação;
  • Compreender o conceito de “sistema em equilíbrio”, associado à natureza;
  • Adquirir atitudes de respeito e compreensão para com os seres vivos e seus ambientes;
  • Descobrir a importância de uma alimentação equilibrada como fator preponderante na preservação da saúde;
  • Assimilar elementos que permitam buscar mais conscientemente uma melhor qualidade de vida;
  • Perceber a importância de todas as profissões para a vida em sociedade, respeitando cada uma delas.

    Pré-requisitos

  • Senso de observação e curiosidade pelo assunto;
  • Capacitação pelo trabalho em grupo;
  • Habilidade para pesquisa bibliográfica, em jornais e revistas;
  • Criatividade e senso crítico.

    ATIVIDADES PROPOSTAS

    Homem x Natureza

  • Com a finalidade de sensibilizar os alunos para a leitura, proponha uma pesquisa em jornais e revistas (coleta de recortes) onde apareçam assuntos do tipo:

    1. Animais silvestres em cativeiro;
    2. Comércio de animais silvestres, suas peles ou penas;
    3. Pesca predatória (utilização de equipamentos proibidos);
    4. Morte de peixes por envenenamento nos mares e rios;
    5. Animais em extinção;
    6. Desmatamento/queimadas;
    7. Oriente um debate sobre cada uma dessas agressões à natureza.

    Do debate, com a participação dos alunos, selecione e registre pontos altos dos depoimentos. Não se preocupe com o desenvolvimento dos conceitos ou ampliação dos conhecimentos. Trate com um levantamento prévio do conhecimento que os alunos têm sobre o assunto;
    8. Organize os alunos em grupos para a confecção de cartazes com os recortes e as conclusões do debate;


  • Após esta atividade, estabelecer um prazo para leitura.

    Após a leitura do livro:

  • Divida a classe em grupos e proponha a cada um deles a confecção de um texto que contenha o conceito e as idéias principais dos assuntos do livro. A pesquisa deve ser feita no próprio livro. Utilizando o texto completo e a partir da página 24 o CONHEÇA MAIS...; ÉSPECIES ILUSTRADAS, FILMOGRAFIA e SITES.

    Ampliando conhecimentos

  • Oriente uma pesquisa em revistas, livros, jornais, internet etc. Sobre a Mata Atlântica, um dos ecossistemas mais ameaçados de desaparecimento no Brasil. Peça recortes, fotos, anotações etc.;
  • Organize um debate com base no material trazido pelos alunos e registre na lousa ou num cartaz os elementos mais importantes;
  • A partir destes elementos proponha a confecção em sala de aula de um texto individual sobre o tema. Convide alguns alunos a ler o seu texto para a classe.


    Vivenciando significados
  • Solicite aos alunos que enumerem algumas profissões (cinco ou seis ) no máximo e as mais variadas possíveis. Coloque as profissões seguidas na lousa;
  • Desafie os alunos a estabelecerem dois níveis de dependência nestas profissões. Ex.: um médico depende do fabricante de remédios, que depende do bioquímico, que depende...;
  • Conclua o trabalho propondo aos alunos que elaborem um pequeno texto que estabeleça algumas relações de dependência deles com o ambiente social e natural. Peça a alguns deles que leiam seus textos em classe.

    Sugestões de acompanhamento

    Coerente com os objetivos, a avaliação pode ser feita a partir da observação de atitudes e capacidades do aluno durante as atividades e também da qualidade de sua produção oral e escrita.
    Elabore um pequeno relatório individual apontando aspectos que podem ser melhorados e destacando os que estão bons. Acrescente um toque pessoal às observações.

Informações Adicionais

DMC Firewall is a Joomla Security extension!