Busca de navegação

Navegação

Busca

Siga-me por RSS Siga-me no Facebook Siga-me no Twitter Siga-me no LinkedIn Siga-me no Google+

Salvo pelos livros

Por Terezinha Costa, Jornalista

Vilmar Berna é jornalista ambiental e mora em Niterói. Reconhecido e respeitado pelos colegas, recebeu anos atrás um prêmio internacional da ONU por sua contribuição ao meio ambiente no Brasil.

Recentemente o Vilmar decidiu contar sua biografia num blog. Só então os colegas ficaram sabendo que ele tinha tudo para não ter dado certo na vida. Podia ter virado bandido, talvez até morrido jovem, como tantos com história parecida.

O que o salvou foram os livros.

Vilmar nasceu numa família muito pobre e desestruturada. Aos 5 anos, vivia com o pai e os dois irmãos menores num barraco, de onde fugia pela janela para pedir comida na vizinhança. Depois passou por muitas casas e abrigos para crianças desamparadas. De vez em quando, o pai o pegava de volta. Punha-o para trabalhar vendendo coisas nas ruas. Quando perdia a mercadoria, tomava uma surra de cinto.

Pensava que a mãe tinha morrido num incêndio. Aos 13 anos ele a conheceu. Foi a única vez que a viu, pois logo ela sumiu de novo. Aos 14, foi internado na Febem, instituição para menores infratores conhecida no Brasil inteiro como "fábrica de criminosos". Ali passou o aniversário de 15 anos de castigo na solitária.

Mas foi ali também que os livros entraram em sua vida. Descobriu que gostava de ler ao receber um livro de uma assistente social. Não parou mais. Cometia pequenas infrações de propósito para ser levado à solitária. Assim ficava longe da violência dos colegas e dos guardas. E podia ler em paz.

Com os livros Vilmar aprendeu a ler, a escrever, a sonhar e a ser livre. Aprendeu a ser quem ele é hoje.

Quer saber mais da história de vida do Vilmar?

Vai lá em http://escritorvilmarberna.blogspot.com/


* Sua história e sua relação com os livros são altamente inspiradoras para as crianças e adolescentes que frequentam a pequena biblioteca rural que mantenho aqui no sítio onde moro. Por isso tomei a liberdade de postar um comentário sobre você no meu blog Roça de Livros http://rocadelivros.blogspot.com - Um grande abraço, Terezinha Costa , Jornalista (21) 7673-8250 / (22) 9835-7790

http://twitter.com/TerezinhaCosta/O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fonte: Roça de Livros.

Informações Adicionais

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd