Busca de navegação

Navegação

Busca

Siga-me por RSS Siga-me no Facebook Siga-me no Twitter Siga-me no LinkedIn Siga-me no Google+

6ª edição do prêmio Otávio Brandão premia melhores reportagens sobre Meio Ambiente

487A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-AL) realizou na noite deste sábado (06), o Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental. A Organização Arnon de Mello se destacou mais uma vez vencendo nas categorias TV e Impresso, este último com texto e imagem. A solenidade de entrega foi realizada no Hotel Ritz Lagoa da Anta, bairro de Cruz das Almas e contou com a presença de jornalistas e autoridades.
No jornalismo impresso os textos escolhidos foram os da jornalista Carolina Sanches, da sucursal de O Jornal, em Arapiraca, que garantiu o 3º lugar com o tema " Extinção de palmeira de Ouricuri ameaça produção artesanal alagoana";
em segundo o da jornalista Layra Santa Rosa, de O Jornal, com "Desmatamento ilegal destrói a Caatinga", publicado em 08/03/09 e em primeiro o do jornalista Maurício Gonçalves, da Gazeta de Alagoas, com o tema "Cadê o Sururu", matéria publicada em 14/12/2008.



Na categoria jornalismo impresso/imagem, o 3º lugar foi para o jornalista Pablo de Luca com o trabalho "Esperando Alimento", publicado no semanário Alagoas em Tempo, no dia 30/03/2009. A 2ª colocação foi de Ricardo Ledo, da Gazeta de Alagoas, com a imagem "Esgoto da Cidade", publicada em 12/04/09. O vencedor nesta categoria foi o jornalista Wadson Costa, de O Jornal, com a imagem "A vida sem água potável", publicada em 29/03/2009.

Os prêmios maiores, direcionados à categoria Telejornalismo ficaram com a Tv Gazeta de Alagoas. O 3º lugar com a matéria "Barra de São Miguel- os dois lados: potencial turístico e poluição ao meio ambiente/Rio Niquim", exibida em 04/01/2009, com reportagem de Fábio Lelis foi para a TV Pajuçara. Já as matérias "Assoreamento ameaça o Rio São Francisco", reportagem exibida em 26/04/2008 com participação dos repórteres Michele Barros/ Falcon Barros/Luciana Chaves e Sérgio Gusmão e "Gritos solitários pelo meio ambiente" exibida em 23/12/2008 com o repórter Thiago Correia, ganharam os 2º e 1º lugares, respectivamente. A TV Gazeta foi o veículo que mais inscreveu trabalhos, ao todo somando 17.

Os nove jornalistas foram premiados com troféus em formato de árvore, além de R$ 18 mil em dinheiro, por terem produzido as melhores reportagens sobre meio ambiente entre 2008 e 2009.

Patrocinado pela Braskem e apoiado pelo Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, o prêmio está em sua sexta edição. Este ano concorreram mais de 40 profissionais, com 53 trabalhos inscritos. O julgamento é feito por uma comissão de alto nível, composta por jornalistas e técnicos de Alagoas e outros estados.

Informações Adicionais

Our website is protected by DMC Firewall!